Loading…

Pesquisadores brasileiros criam fogão solar a partir de sucata

Na UFRN, no Rio Grande do Norte, um grupo de pesquisadores produziu um fogão solar, que substituiria os botijões de gás. Os fogões criados pelos pesquisadores são feitos a partir de sucata: pneus velhos, espelhos e outros materiais de baixo custo, como pedaços de metal para estrutura.

O fogão esquenta a comida criando um efeito estufa abaixo das panelas, com o propósito de esquentar, secar os alimentos, cozinhar, etc.
Além do fogão solar, os pesquisadores têm outros projetos em andamento: fornos, fogões e secadores. Todos são produzidos com a mentoria do professor Luiz Guilherme Meira de Souza, que estuda e pesquisa energia solar há 40 anos.
A intenção é gerar um equipamento de baixo custo, que pode substituir botijões de gás que são algo que toma uma parte grande da fonte de renda das pessoas.
Infelizmente, os pesquisadores passam por um grande problema: falta de investimento. Luiz Guilherme, como chefe de laboratório no departamento de Engenharia Mecânica, não recebe verba para sustentar este trabalho.
É nisso que a Collab trabalha: disponibilizamos a pesquisa para que qualquer interessado possa investir. Assim que nossa plataforma estiver pronta, se for do desejo dos desenvolvedores desta pesquisa, ela estará disponível para investimento.
Você também tem um projeto interessante que precisa de investimento? Que tal cadastrá-lo na nossa plataforma? Cadastre seu e-mail na nossa newsletter e saiba quando a plataforma estiver pronta!

Veja a notícia completa sobre o fogão solar aqui: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/pesquisadores-brasileiros-fabricam-fogao-solar-para-substituir-botijao-de-gas.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1

E veja a tese de conclusão de curso de Pedro Henrique de Almeida Varela, um dos pesquisadores, sobre o assunto aqui: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/15729/1/RicardoFS_DISSERT.pdf

Deixe uma resposta